terça-feira, 25 de abril de 2017

Tipos de vulcões



Tipos de vulcões


Havaiano - Nos vulcões do tipo havaiano, existe uma erupção do tipo efusivo, e neste tipo de  erupção, a mesma ocorre de uma forma muito calma, e a lava é muito fluída. Apesar de a erupção ocorrer de uma forma muito calma, a lava, escorre ao longo do vulcão, a grande velocidade. Neste tipo de vulcões, as escoadas de lava são muito longas. Como o tipo de erupção ocorre de uma forma muito calma, a quantidade de gás é muito pouca, e é isto que faz com que a erupção seja muito lenta. Os cones destes vulcões, são baixos, mas muito largos. Os tipos de piroclastos que são emitidos são muito grandes: as bombas vulcânicas e o lapilli. Estes vulcões existem principalmente no Hawai, mas também noutras zonas do mundo.
 Um exemplo de um vulcão deste tipo é o Killimanjaro.

Figura 1 - Killimanjaro










Figura 2 - lapilli








                                 













Estromboliano - Neste tipo de vulcões existe uma erupção mista. Este tipo de vulcão resulta de uma atividade mista entre o vulcão do tipo havaiano e o vulcaniano. Nesta erupção, o tipo de lava presente, depende da erupção, ou é fluída ou viscosa. Nestes vulcões existe gás em grande quantidade. Os cones vulcânicos são de tamanho médio e não são tão largos nem tão baixos como os havaianos. Nestes vulcões os piroclastos dependem da erupção e são maioritariamente bombas vulcânicas e lapilli/cinzas vulcânicas. A designação deste tipo de vulcanismo é uma homenagem ao vulcão Stromboli, na Itália. 

Figura 3 - vulcão Stromboli














Figura 4 - Cinzas vulcânicas







                     












Vulcaniano - Nos vulcões do tipo vulcaniano, o tipo de erupção existente é a erupção explosiva. Nestes vulcões a erupção ocorre de uma forma muito agressiva, ou seja, de uma forma muito violenta.
 A lava neste tipo de erupção é viscosa e escorre a uma velocidade muito lenta e as escoadas de lava são curtas. Nos vulcões deste tipo, a quantidade de gás existente é muita. Os cones vulcânicos são altos e estreitos. Os tipos de piroclastos emitidos são pequenos e estes são cinzas, lapilli e bombas vulcânicas. Este tipo de erupção é frequente existir nos vulcões do Etna, logo, a maior parte dos vulcões existentes nesta zona corresponde ao tipo vulcaniano.

Figura 5 - vulcão Vesúvio













Figura 6 - Bomba Vulcânica


























Peleano - A erupção existente neste tipo de vulcões é uma erupção muito violenta ou catastrósfica. Neste tipo de erupção, a lava é muito viscosa, e por isso, não escorre. Como a lava não escorre, acumula-se na cratera do vulcão, e forma uma agulha vulcânica. Nestes vulcões, o seu cone é a agulha vulcânica que é originada através da solidificação do magma na garganta do vulcão ativo. Nestes vulcões, a quantidade de gás existente é muita, sendo mesmo a maior de todos os tipos de vulcões. O gás que fica retido na chaminé, quando sai forma uma nuvem ardente. Neste tipo de vulcões, os piroclastos são as cinzas vulcânicas.

Figura 7 - Vulcão Monte Santa Helena














Figura 8 - Agulha vulcânica