sábado, 19 de novembro de 2016

Fossilização

Fossilização - Conjunto de processos fíco-químicos e biológicos que conduzem à formação de fósseis. É um processo lento e complexo que consiste numa série de transformações e que exige determinadas condições, tanto do meio (condições físicas-químicas) como do ser vivo envolvido (condições biológicas).


Processos de fossilização:

- Recristalização - Ocorre quando se dá um rearranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando-lhe mais estabilidade, como por exemplo a transformação de aragonite em calcite.

- Carbonização ou Incarbonização - Ocorre quando há perda de substâncias voláteis restando um película de carbono. É mais frequente nos restos de seres vivos contendo quitina, celulose ou queratina.

- Mumificação - Ocorre quando o ser vivo ficou aprisionado em âmbar ou gelo. É o mais raro de todos os tipos de fossilização, mas devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo conserva as suas partes moles, dando-nos informações preciosas à cerca do ser vivo. O ser neste tipo de fossilização fica conservado (conservação), apresenta apenas alterações mínimas na sua composição.

- Incrustação - Ocorre quando substâncias trazidas pelas águas que se infiltram no subsolo e se depositam em torno do animal ou planta, revestindo-o, como por exemplo acontece em animais que morreram no interior de cavernas. Os materiais mais comuns são calcite, púrite, limonite e silíca.

- Mineralização - Ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.

- Moldagem - Processo mais vulgar, resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo por sedimentos,  ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo. ( Para se ter a noção real do ser vivo é necessário ter o molde e o contra molde).




























Fósseis




O que é um fóssil?

- Um fóssil é um resto, marca ou vestígio, de um ser vivo antigo que ficou preservado numa rocha.

- A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia.

Resultado de imagem para Fósseis









Tipos de fósseis:

Icnofóssil - Marca ou vestígio de um ser vivo fossilizado.

Somatofóssil - Resto de um ser vivo fossilizado.


Fósseis característicos:

Fóssil de idade - É um fóssil que data a rocha onde se encontra. Tem que ter vivido um curto espaço de tempo ter tido uma grande distribuição geográfica.

Fóssil de fácieis - Este é o que nos fornece indicações, quer quanto ao meio em que viveram, as suas formas vivas de que derivam, quer quanto às condições de formação dos terrenos que os contêm.





Processos de formação da Terra





- A terra formou-se há 4600 milhões de anos.










- A Terra ao longo dos anos foi arrefecendo, e foi através desse arrefecimento que se formou a crosta terrestre.








-  Os vulcões entraram em erupção, libertando muitos gases como dióxido de carbono, dióxido de enxofre e vapor de água que foram formar a atmosfera primitiva.








- Quando acabou o período em que os vulcões estavam em erupção, a temperatura da Terra baixou imenso, o que fez com que chovesse imenso e se criassem as primeiras poças, que originaram a vida.








- Numa das poças que se formaram, um relâmpago foi lá embater, e juntou 4 substâncias: o azoto;o carbono; o hidrogénio e o oxigénio. Estas foram as substâncias que formaram a primeira proteína.






- Também numa poça, as proteínas que aí existiam, juntaram-se e deram origem aos coacervados, e estes ao se juntarem uns com os outros deram origem ao primeiro ser vivo: a cianobactéria.